isolate-1209275_1280

Lições de “Poder além da vida”

 

“Poder além da vida” é um filme que é mostrado a evolução pessoal de um ginasta olímpico sendo instruído a aprender muito além do seu esporte, sobre a vida.

Apresentando as 3 regras: paradoxo, humor e mudança.

“PARADOXO: A vida é um mistério. Não perca tempo tentando entendê-la.”

A busca por entender a vida nos consome muito, pois não se tem resposta certa; a vida é um mistério pessoal, cada qual tem o seu próprio mistério, cada qual tem um universo interno dentro de si e está travando suas próprias batalhas. Não percamos tempo com perguntas as quais não queremos saber a resposta, certas coisas são melhores assim.

HUMOR: Tenha senso de humor. Especialmente sobre si mesmo. É a força por trás de toda atitude.
Aqui está a luta contra o ego, aprender a conter o ego evita sofrimentos desnecessários, tendo Humor, aceitando que não se ganha todas as batalhas e não se perde todas também, vê-se que está no rumo certo do amor-próprio – que é diferente do egocentrismo – quando rimos dos erros cometidos e se aprende com eles.

Encarar as coisas com Humor nos deixa mais aberto as mudanças.

MUDANÇA: Nada permanece o mesmo.

Aceitar as mudanças requer tempo, a máxima “o tempo é o senhor de tudo” está aqui nesta regra. Mesmo que contra nossa vontade as coisas mudarão, ora para melhor ora para pior; a mudança é a única certeza que temos, mesmo que façamos tudo do mesmo jeito.

Encarar as Mudanças com Humor e ter Humor para encarar as Mudanças se completam.

Internalizar estas 3 regras nos deixa preparado para a plenitude que é mais duradora que a felicidade, que é momentânea. A felicidade é tão rápida que ao alcançar o objetivo ou fracassar ela se acaba e estamos novamente em busca dela.

Por fim; a felicidade é o caminho, não está na chegada”, caso contrário, será uma busca sem fim.

De posse das 3 regras citadas, estamos preparados para entender que o caminho nunca acaba, que ser feliz ou trite, fraco ou forte, vencedor ou perdedor é opção de como se dará os passos neste longo caminho cheio de altos e baixos. E não está na linha de chegada. Uma escolha muda todo o seu futuro, que o mundo continua girar e não espera você levantar-se depois de ter caído, que é tudo um aprendizado, e ele nunca acaba, sempre estamos aprendendo com nossos erros.Internalizadas as 3 regras (Paradoxo, Humor, Mudança), busquemos nosso próprio caminho, ele é só nosso, cabe a nós torná-lo agradável e feliz.

(Filme: Poder Além da Vida)